quarta-feira, agosto 06, 2003

Mp3 e Besonic

Quando me resolvi a comprar os cabos que ligam o sintetizador ao computador (Edirol UM-1), vi que fazer mp3 não tem nada que saber: na net há montes de programas que permitem gravar som e exportar para vários formatos. Escolhi o programa Audacity, que faz tudo o que preciso, de uma forma simples e intuitiva. É gratuito (bendita "open-source"...).

Depois, vi que se podia criar grupos no mp3.com e decidi, por piada, inventar um (este). Fiz o upload de 3 ficheiros mp3 mas a coisa ficou por aí­: de graça, não se consegue por lá mais. Pagando, pode-se deixar até 100 mp3, havendo 2 serviços: o platinum ($14.99/mês) e o gold ($4.99/mês). Ou seja, tudo muito comercial, limita-se o acesso a quem não quer ganhar dinheiro (e, sobretudo, dar dinheiro a ganhar). Note-se que esta limitação não é tecnológica, existe simplesmente por razões de mercado e de negócio. Depois, há toda uma panóplia de produtos de promoção, à  base de leilões, onde a lógica é sempre a mesma: paga-se para aparecer nas rádios digitais, no topo das páginas, etc. Não serve para mim, é demasiado business.

Felizmente uma outra banda, os metricks, deram com a minha página do mp3.com e enviaram-me um simpático mail, informando-me de um outro serviço, o Besonic. Como é menos conhecido do que o Mp3.com, preferem facilitar o acesso de modo a ganhar conteúdos. Até agora, consegui lá deixar tudo o que queria, a ver vamos durante quanto tempo. Mas gosto da filosofia: é um sistema criado para cada banda interagir com o resto da comunidade (bandas, fãs, produtores, crí­ticos, etc) de forma a promover-se, usando esquemas gratuitos.

Por exemplo, posso dar uma nota a uma música de outro grupo. Através das estatí­sticas de acesso, esse grupo sabe quem o fez e provavelmente terá curiosidade de ir conhecer o meu grupo. O mesmo acontece com crí­ticas, mailing lists, etc, tudo gratuito. Naturalmente, há também serviços pagos, uma vez que eles têm de sobreviver, mas nada que limite quem apenas deseje partilhar a música que faz, como é o meu caso.

Sem comentários: