sexta-feira, agosto 15, 2003

Por acaso, uma baguette...

...dedicou-me este post, onde diz que tenho um projecto de fazer música ao calhas.

Not really... Uso o acaso para criar esqueletos de músicas, sobretudo para me colocar rapidamente num ponto de partida difí­cil de alcançar com a razão. O enchimento do esqueleto até a música ganhar corpo é comigo e reflecte os meus erros e ignorância.

A baguette fala também dos macacos que não conseguem escrever Hamlet nem que tenham todo o tempo do mundo. Mas o meu objectivo não é escrever Hamlet ou a 5a sinfonia, é precisamente não escrever nada que já tenha sido escrito antes. Para reinventar a roda já temos os grupos criados em série e por casting pela indústria discográfica.

Mas esta questão dos macacos é interessante, pois remete para a eterna questão: o Homem é fruto do acaso? Se é, então os macacos devem conseguir escrever o Hamlet, pois criar o Homem a partir de simples moléculas é muito mais complicado. Se não é, então é fruto de quê? De uma inteligência extraterrestre, como alguns pensam? E quem a criou? Deus ou o acaso? Deus joga aos dados?

Infelizmente não tenho todo o tempo do mundo, por isso fiz pouco mais do que escrever a letra S, como os macacos. Mas tenho umas ideias que talvez ajudem a acelerar o processo de busca e espero apresentá-las aqui assim que puder.

Sem comentários: